Hoje dia 11 de maio faz uma semana da minha volta ao Brasil, Rio de Janeiro.
Uma cidade cheia de beleza natural, montanhas belíssimas, clima agradável, rodeada de pessoas simpáticas e bonitas, mal-educadas e não tão bem vestidas. Aqui se vê de tudo por onde se passa, gente brasileira com sotaque carioca, muitas das vezes agradáveis, já outras exagerado até demais. O choque ao chegar é muito grande. Quando se pisa em solo brasileiro se pisa em outra atmosfera, parece uma chegada a um outro mundo, a uma realidade bem diferente daquilo tudo que era minha realidade.
O caminho do aeroporto até em casa é bem diferente dos caminhos que estava acostumada, aqui o transito é agitado, agressivo, bem do tipo: salve-se quem puder! Fiquei a observar a paissagem das montanhas, algumas tomadas por favelas, cuja as quais parecia um cenário. Na minha cabeça não era real, parecia impossível pessoas habitar ali, parecia cena de filme. O mais interessante foi quando passei no túnel da linha amarela, logo após 10 minutos cheguei a um lugar com prédios bonitos, altos, bem diferente de tudo aquilo que a minutos atrás tinha visto. Duas realidades opostas uma do lado da outra. Aqui a diferença social é gritante, espantosa, e que por sinal é a realidade dessa metrópole chamada Rio de Janeiro.
O jeitinho brasileiro de ser é interessante, é legal e divertido. As pessoas aqui se falam, contam piadas a estranhos, cativam, te arrancam sorrisos, e em certos lugares te roubam a carteira. (graças a Deus ainda não aconteceu isso comigo) rs. Na rua há vida, pessoas perambulando pra lá e pra cá. Aqui o tempero da comida é diferente, é mais gostoso, e tudo fresquinho. As frutas são maravilhosas e baratinhas. Já comi empadinha, pão de queijo,tomei mate geladinho, pudim da vovó, e todo dia como a comida deliciosa da minha mãe. (meu estômago agradece!! Rs)
A moda aqui é linda, é jovem e alegre !!! A tendência de cor das unhas é colorida, cores vivas e marcantes. Desde rosa chiclete até verde florescente vale !! Tô amando tudo isso !!! As brasileiras são vaidosas, tipudas, e algumas muito bem vestidas. Futebol aqui é papo sério, as pessoas vibram, choram, vão a loucura na hora de torcer pro time do coração. Pra ser sincera acho que esse é o jeitinho brasileiro de extravassar o stresse do dia a dia. O povo grita, xinga, deixa as emoções aflorar a pele, fazendo disso uma terapia. Confesso que é engraçado e divertido, porém há os extremistas que partem pra violência na hora de perder, o que não e nada legal.
Eu posso dizer que estou muito feliz por estar aqui. O reencontro com a família foi emocionante, sem palavras pra descrever. Era só alegria, rever pai, mãe,irmã, tios, tias, primos, primas, amigos e amigas. Parecia um sonho, um sonho que se tornou realidade. Eu bem sei que é uma realidade totalmente diferente da qual eu estava acostumada. Sei que ainda tenho um longo processo de adaptação, uma longa jornada cheia de aventuras, crescimento, e alguns tombos. Sei que isso tudo faz parte, sei que estou aonde deveria estar, no tempo certo que deveria ser. Assim eu continuo vivendo, me sentindo em outro mundo, num mundo nem pior e nem melhor, apenas diferente daquilo que vivi. Um mundo cuja qual a realidade é mais real, o reflexo de uma sociedade imperfeita, injusta, com um sistema falido. Como não sou desse mundo, não me conformo com ele, e nem com aquilo que nele há. Estou aqui de passagem pra fazer diferença. Sou peregrina nessa terra, e o meu coração está no Reino dos Céus. A minha alegria vem de fontes diferentes e inesgotáveis, a minha paz não vem do conforto e nem da segurança, vem da esperança em Cristo Jesus!!